Notícias

Ação de despejo é a via processual adequada para comprador tomar posse de imóvel locado

04/05/2023 - COMPRA E VENDA DE IMÓVEIS

noticias

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) definiu que o meio adequado para ter a posse do bem, no caso de aquisição de imóvel locado, é a ação de despejo, não servindo para esse propósito a ação de imissão na posse.
O entendimento teve origem em ação de imissão na posse ajuizada pela compradora de um imóvel alugado, após denúncia do contrato de locação firmado pelos antigos proprietários, com o objetivo de entrar na posse do bem. A autora alegou que o contrato não estava averbado na matrícula do imóvel e que o locatário não respondeu às tentativas de renovação do aluguel, não pagou as parcelas em atraso nem restituiu o imóvel.
Por seu turno, o locatário apontou a inviabilidade do instrumento processual manejado pela nova proprietária, pois, com base nos artigos 5º e 8º da Lei 8.245/1991, a ação adequada seria a de despejo, independentemente do fundamento do término da locação.

Alienação do imóvel durante a relação locatícia não rompe a locação

Relator do processo no STJ, o ministro Ricardo Villas Bôas Cueva ressaltou que a alienação do imóvel permite ao comprador a denúncia do contrato de locação (artigo 8º da Lei 8.245/1991), tendo em vista o princípio da relatividade dos efeitos contratuais (as estipulações do contrato só produzem efeitos entre as partes contratantes).
Entretanto, ele observou que o artigo 5º da Lei 8.245/1991 é expresso ao determinar que a exigência da posse por quem adquire imóvel alugado seja feita em ação de despejo, porque a alienação durante a relação locatícia não rompe a locação, que continuará tendo existência e validade.
“O adquirente que assume a posição do antigo proprietário tem o direito de denunciar o contrato, se assim desejar, ou de permanecer inerte e sub-rogar-se nos direitos e deveres do locador, dando continuidade à relação locatícia”, afirmou o relator.

Retomada da posse não pode ferir o direito de quem ocupa o imóvel regularmente

Em relação à averbação do contrato junto à matrícula do imóvel, Cueva ponderou que ela só é necessária nos contratos de locação com cláusula de vigência, para afastar a denúncia pelo novo proprietário antes de vencido o prazo.
“Se não há cláusula de vigência ou não há averbação, o novo adquirente não está obrigado a respeitar o contrato, podendo exercer livremente seu direito potestativo de denunciá-lo, mas, para imitir-se na posse direta do imóvel, deve seguir o rito processual adequado, valendo-se da ação de despejo”, disse o ministro.
O magistrado ressaltou que entendimento diverso poderia “malferir o direito de terceiro que regularmente ocupa o bem”, recordando que a mesma posição foi manifestada pelo ministro Antonio Carlos Ferreira no REsp 1.590.765, que tratava da mesma controvérsia e do mesmo locatário.
Leia o acórdão no REsp 1.864.878.
 
Direito imobiliário I imóveis I locação comercial I direitos do locador I direitos do locatário I lei do inquilinado I ação de despejo

Outras Notícias

Etapas para financiamento imobiliário

A maioria dos financiamentos exige uma entrada, geralmente entre 10% e 20% do valor do imóvel. Pré-aprovação do Financiam...

Evite esses três tipos de imóveis em Leilões

Para quem está começando a comprar imóveis em leilões, é importante se atentar para alguns aspectos jurídico...

Contrato de locação – denúncia vazia – ação de despejo – locação residencial

O contrato de locação pode ser rescindindo por vários motivos, dentre eles, fim do prazo de locação, transferê...

REGULARIZE OS DOCUMENTOS DE SEU IMÓVEL

Existem várias razões pelas quais você pode perder o seu imóvel se ele não for regularizado. Algumas das principais ...

MULTI PRIME IMÓVEIS É A IMOBILIÁRIA HABILITADA PARA VENDER IMÓVEIS DA CAIXA ECONOMICA FEDERAL

A Multi Prime Imóveis foi habilitada pela Caixa Econômica Federal, através do edital 717/2023, para vender e assessorar vendas de ...

QUAIS SÃO OS PASSOS PARA REALIZAR O SONHO DA CASA PRÓPRIA?

Defina seu objetivo: Comece definindo exatamente o tipo de casa que você deseja, considerando o tamanho, localização, estilo...

OPORTUNIDADE EM RIBEIRÃO PRETO: TERRENOS NA ZONA SUL SEM COMPROVAÇÃO DE RENDA

RIBEIRÃO PRETO Em breve Lançamento histórico na Cidade Novo bairro planejado na Zona Sul Localização privilegiad...

Você sabia que imóvel de leilão pode ser financiado?

Para quem procura um imóvel de Leilão, a boa notícia é que a compra pode ser financiada. Mas, antes, é preciso sabe...

O que você precisa saber antes de comprar o seu primeiro imóvel financiado

Para fazer um financiamento imobiliário, siga os seguintes passos: Avalie sua capacidade financeira: Antes de iniciar o processo de financi...

Como fazer uma compra segura?

Para realizar uma compra de imóvel segura, é importante seguir algumas etapas e precauções. Aqui estão algumas orie...
Informe o número correto
icone-whatsapp 1
A Empresa

MULTI PRIME IMOVEIS
Rua Rodrigues Alves, 753 - 
Vila Tibério - Ribeirão Preto / SP
Telefone (16) 3632-6000
Creci: 42723J

Contato

  Rua Rodrigues Alves, 753, Ribeirão Preto

  (16) 3632-6000

  Fale Conosco

  Política de Privacidade

www.multiprimeimoveis.com.br © 2024. Todos os direitos reservados.
Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias

Esse site utiliza cookies para garantir a melhor experiência e personalização de conteúdo. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.