Notícias

Tribunal confirma validade de penhora do bem de família dado por fiador em garantia de locação comercial ou residencial

07/05/2023 - LOCAÇÃO

noticias

​A Segunda Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ), sob a sistemática dos recursos especiais repetitivos (Tema 1.091), estabeleceu a tese de que é válida a penhora do bem de família de fiador dado em garantia em contrato de locação de imóvel – seja residencial ou comercial –, nos termos do artigo 3º, inciso VII, Lei 8.009/1990.
Com o julgamento – que teve como base o entendimento firmado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no Tema 1.127 –, os juízes e tribunais de todo país poderão aplicar o precedente qualificado em processos semelhantes.
O fiador, no pleno exercício de seu direito de propriedade de usar, gozar e dispor da coisa (Código Civil, artigo 1.228), pode afiançar, por escrito (CC, artigo 819), o contrato de locação (residencial ou comercial), abrindo mão da impenhorabilidade do seu bem de família, por sua livre e espontânea vontade, no âmbito de sua autonomia privada, de sua autodeterminação”, afirmou o ministro Luis Felipe Salomão, relator dos recursos especiais analisados pela seção.
O magistrado explicou que a afetação do tema como repetitivo se deu pela necessidade de reanálise do precedente fixado no REsp 1.363.368 e do enunciado 549 da Súmula do STJ, segundo os quais é válida a penhora do bem de família de propriedade de fiador em contrato de locação.

Lei afasta impenhorabilidade no caso de fiança em contrato de locação

Salomão lembrou que a Lei 8.009/1990 previu um rol de exceções à regra da impenhorabilidade do bem de família, entre as quais está a obrigação decorrente de fiança concedida em contrato de locação (artigo 3º, inciso VII, incluído pela Lei 8.245/1991).
Com base nesse cenário legislativo, afirmou o magistrado, as cortes superiores passaram a discutir se o fato de a locação ser residencial ou comercial teria impacto na regra de penhorabilidade do bem de família do fiador. Após vários julgamentos, em maio de 2022, o STF decidiu pela constitucionalidade da penhora do bem de família do fiador de contrato de locação – seja residencial, seja comercial (Tema 1.127).
Nesse mesmo sentido, Salomão ressaltou que, de fato, a lei não distinguiu os contratos de locação para fins de afastamento de regra de impenhorabilidade do bem de família. O ministro observou, como também entendeu o STF, que não seria possível criar distinções onde a lei não o fez – sob pena de violar o princípio da isonomia no instituto da fiança, pois o fiador de locação comercial teria protegido o seu bem de família, ao passo que o fiador de locação residencial poderia ter o seu imóvel penhorado.
Ainda segundo o relator, reconhecer a impenhorabilidade do imóvel do fiador, além de violar o princípio da autonomia da vontade negocial, geraria impacto na liberdade de empreender do locatário e no direito de propriedade do fiador, especialmente porque a fiança é a garantia menos custosa e mais aceita pelos locadores.
“Afastar a proteção do bem de família foi o instrumento jurídico de políticas públicas de que o Estado se valeu para enfrentar o problema público da ausência de moradia e de fomento da atividade empresarial, decorrente das dificuldades impostas aos contratos de locação”, concluiu o ministro.
Palavras chaves: bem de família I penhora I fiador I fiança I contrato de locação I locação I garantia locatícia I assuntos imobiliários I direito imobiliário

Outras Notícias

Etapas para financiamento imobiliário

A maioria dos financiamentos exige uma entrada, geralmente entre 10% e 20% do valor do imóvel. Pré-aprovação do Financiam...

Evite esses três tipos de imóveis em Leilões

Para quem está começando a comprar imóveis em leilões, é importante se atentar para alguns aspectos jurídico...

Contrato de locação – denúncia vazia – ação de despejo – locação residencial

O contrato de locação pode ser rescindindo por vários motivos, dentre eles, fim do prazo de locação, transferê...

REGULARIZE OS DOCUMENTOS DE SEU IMÓVEL

Existem várias razões pelas quais você pode perder o seu imóvel se ele não for regularizado. Algumas das principais ...

MULTI PRIME IMÓVEIS É A IMOBILIÁRIA HABILITADA PARA VENDER IMÓVEIS DA CAIXA ECONOMICA FEDERAL

A Multi Prime Imóveis foi habilitada pela Caixa Econômica Federal, através do edital 717/2023, para vender e assessorar vendas de ...

QUAIS SÃO OS PASSOS PARA REALIZAR O SONHO DA CASA PRÓPRIA?

Defina seu objetivo: Comece definindo exatamente o tipo de casa que você deseja, considerando o tamanho, localização, estilo...

OPORTUNIDADE EM RIBEIRÃO PRETO: TERRENOS NA ZONA SUL SEM COMPROVAÇÃO DE RENDA

RIBEIRÃO PRETO Em breve Lançamento histórico na Cidade Novo bairro planejado na Zona Sul Localização privilegiad...

Você sabia que imóvel de leilão pode ser financiado?

Para quem procura um imóvel de Leilão, a boa notícia é que a compra pode ser financiada. Mas, antes, é preciso sabe...

O que você precisa saber antes de comprar o seu primeiro imóvel financiado

Para fazer um financiamento imobiliário, siga os seguintes passos: Avalie sua capacidade financeira: Antes de iniciar o processo de financi...

Como fazer uma compra segura?

Para realizar uma compra de imóvel segura, é importante seguir algumas etapas e precauções. Aqui estão algumas orie...
Informe o número correto
icone-whatsapp 1
A Empresa

MULTI PRIME IMOVEIS
Rua Rodrigues Alves, 753 - 
Vila Tibério - Ribeirão Preto / SP
Telefone (16) 3632-6000
Creci: 42723J

Contato

  Rua Rodrigues Alves, 753, Ribeirão Preto

  (16) 3632-6000

  Fale Conosco

  Política de Privacidade

www.multiprimeimoveis.com.br © 2024. Todos os direitos reservados.
Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias

Esse site utiliza cookies para garantir a melhor experiência e personalização de conteúdo. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.