Notícias

Cabe multa compensatória por devolução de imóvel em ação de despejo

07/05/2023 - LOCAÇÃO

noticias

Para a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em contrato de locação, a cláusula penal compensatória é devida mesmo que a devolução do imóvel decorra da decisão judicial que decreta o despejo, sendo o fiador solidariamente responsável pelo pagamento da multa.
Com esse entendimento, o colegiado confirmou acórdão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), para o qual as garantias da locação, inclusive a fiança, se estendem até a efetiva devolução do imóvel ao locador.
A controvérsia julgada teve origem em ação de despejo por falta de pagamento cumulada com cobrança de aluguéis, ajuizada pelo dono de um imóvel contra a empresa locatária e o seu fiador.
O TJSP confirmou a sentença que determinou a resolução do contrato, decretou o despejo e condenou solidariamente a locatária e o fiador ao pagamento dos aluguéis vencidos e demais encargos, até a efetiva desocupação do imóvel, além de multa contratual.
No recurso especial, o fiador sustentou que nem ele nem a locatária deveriam responder pela multa rescisória decorrente da devolução antecipada do imóvel, pois isso ocorreu em virtude da ação de despejo movida pelo locador.

Quebra contratual permite ao locador exigir a multa compensatória

O relator, ministro Ricardo Villas Bôas Cueva, explicou que o artigo 4º, caput, da Lei 8.245/1991 estabelece a possibilidade de as partes pactuarem cláusula penal compensatória para o caso de descumprimento das obrigações contratuais.
O ministro acrescentou que, antes do término do prazo contratual, o locatário poderá devolver o imóvel mediante o pagamento de multa, com o abatimento proporcional ao período de contrato cumprido, como prevê o artigo 413 do Código Civil. Segundo o magistrado, igual sanção pode ser aplicada ao locador, observadas as mesmas circunstâncias e as demais condições contratuais.
De acordo com o relator, quando é deferido o pedido de despejo, o locatário é obrigado a devolver o imóvel após receber o mandado judicial, nos termos do artigo 63, caput, da Lei 8.245/1991, sendo que a multa compensatória também é devida em caso de devolução do imóvel locado determinada em ordem judicial de despejo.
“Em decorrência da quebra contratual, ainda que o bem locado não seja voluntariamente devolvido por iniciativa do próprio locatário, o credor (no caso, o locador) pode exigir o pagamento da multa compensatória, sem prejuízo dos efeitos da mora”, declarou o relator.

Responsabilidade pela multa também recai sobre o fiador

Cueva acrescentou que, na hipótese julgada, como não houve extinção ou exoneração da garantia prestada, a responsabilidade pelo pagamento da multa compensatória também incide sobre o fiador.
“Dessa forma, se o locatário responde pela cláusula penal compensatória em razão da ordem judicial de despejo e não houve extinção da garantia prestada no contrato de locação, cabe igualmente ao fiador a responsabilidade pelo pagamento da referida multa”, concluiu o ministro.
Leia o acórdão no REsp 1.906.869.
Contrato de locação I locação I rescisão de contrato de locação I fiança I exoneração de fiança I imobiliária I direito imobiliário I Multa contratual

Outras Notícias

O proprietário do imóvel alugado faleceu. E agora?

Você sabia que o falecimento do proprietário do imóvel alugado não extingue o contrato de aluguel? 🤔 O que acontece...

É possível devolver um imóvel financiado pela Caixa?

A resposta é clara: não é possível devolver um imóvel financiado ao banco. Após a assinatura e o registro do...

Informativo para Locatários – Rescisão e Desocupação do Imóvel

Para formalizar a intenção de rescisão do contrato de locação e a desocupação do imóvel, o loc...

COMO FUNCIONA O DESCONTO DO ITBI PARA AQUISIÇÃO DO PRIMEIRO IMÓVEL?

Comprar o primeiro imóvel é uma conquista que traz muitas dúvidas, principalmente quando o assunto envolve o pagamento de imposto...

Anistia para contas de água em Ribeirão Preto: SAERP oferece programa de regularização de setembro a dezembro de 2025

A Superintendência Autônoma de Água e Esgoto de Ribeirão Preto (SAERP) anunciou um programa especial de anistia para regular...

Preços dos imóveis avançam 0,50% em agosto e superam a inflação

O mercado imobiliário brasileiro manteve sua trajetória de valorização em agosto de 2025, com os preços dos im&oacu...

Novo cadastro imobiliário e os impactos nos imóveis para locação

O novo cadastro imobiliário traz mudanças importantes para o mercado de locação, com impactos diretos para proprietá...

Novo cadastro imobiliário e os impactos nos imóveis para locação

O novo cadastro imobiliário traz mudanças importantes para o mercado de locação, com impactos diretos para proprietá...

Imóvel quitado e sem escritura: como resolver?

Imóvel Quitado e Sem Escritura: Como Resolver Muitas pessoas compram um imóvel e pagam todas as parcelas, mas nunca recebem a escritu...

Quanto tempo demora para finalizar a venda de um imóvel?

Quanto Tempo Demora para Finalizar a Venda de um Imóvel? Vender um imóvel envolve etapas burocráticas e, por isso, o tempo par...
Informe o número correto
icone-whatsapp 1
redesp_facebook1.pngredesp_youtube1.pngredesp_instagram1.png
A Imobiliária

MULTI PRIME IMOVEIS
Rua Rodrigues Alves, 753 - 
Vila Tibério - Ribeirão Preto / SP
Telefone (16) 3632-6000
Creci: 42723J

Contato

  Rua Rodrigues Alves, 753, Ribeirão Preto

  (16) 3632-6000

  Segunda a Sexta 8h às 17hs

  Fale Conosco

  Política de Privacidade

www.multiprimeimoveis.com.br © 2025. Todos os direitos reservados.
Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias

Esse site utiliza cookies para garantir a melhor experiência e personalização de conteúdo. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.