Notícias

Cabe multa compensatória por devolução de imóvel em ação de despejo

07/05/2023 - LOCAÇÃO

noticias

Para a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em contrato de locação, a cláusula penal compensatória é devida mesmo que a devolução do imóvel decorra da decisão judicial que decreta o despejo, sendo o fiador solidariamente responsável pelo pagamento da multa.
Com esse entendimento, o colegiado confirmou acórdão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), para o qual as garantias da locação, inclusive a fiança, se estendem até a efetiva devolução do imóvel ao locador.
A controvérsia julgada teve origem em ação de despejo por falta de pagamento cumulada com cobrança de aluguéis, ajuizada pelo dono de um imóvel contra a empresa locatária e o seu fiador.
O TJSP confirmou a sentença que determinou a resolução do contrato, decretou o despejo e condenou solidariamente a locatária e o fiador ao pagamento dos aluguéis vencidos e demais encargos, até a efetiva desocupação do imóvel, além de multa contratual.
No recurso especial, o fiador sustentou que nem ele nem a locatária deveriam responder pela multa rescisória decorrente da devolução antecipada do imóvel, pois isso ocorreu em virtude da ação de despejo movida pelo locador.

Quebra contratual permite ao locador exigir a multa compensatória

O relator, ministro Ricardo Villas Bôas Cueva, explicou que o artigo 4º, caput, da Lei 8.245/1991 estabelece a possibilidade de as partes pactuarem cláusula penal compensatória para o caso de descumprimento das obrigações contratuais.
O ministro acrescentou que, antes do término do prazo contratual, o locatário poderá devolver o imóvel mediante o pagamento de multa, com o abatimento proporcional ao período de contrato cumprido, como prevê o artigo 413 do Código Civil. Segundo o magistrado, igual sanção pode ser aplicada ao locador, observadas as mesmas circunstâncias e as demais condições contratuais.
De acordo com o relator, quando é deferido o pedido de despejo, o locatário é obrigado a devolver o imóvel após receber o mandado judicial, nos termos do artigo 63, caput, da Lei 8.245/1991, sendo que a multa compensatória também é devida em caso de devolução do imóvel locado determinada em ordem judicial de despejo.
“Em decorrência da quebra contratual, ainda que o bem locado não seja voluntariamente devolvido por iniciativa do próprio locatário, o credor (no caso, o locador) pode exigir o pagamento da multa compensatória, sem prejuízo dos efeitos da mora”, declarou o relator.

Responsabilidade pela multa também recai sobre o fiador

Cueva acrescentou que, na hipótese julgada, como não houve extinção ou exoneração da garantia prestada, a responsabilidade pelo pagamento da multa compensatória também incide sobre o fiador.
“Dessa forma, se o locatário responde pela cláusula penal compensatória em razão da ordem judicial de despejo e não houve extinção da garantia prestada no contrato de locação, cabe igualmente ao fiador a responsabilidade pelo pagamento da referida multa”, concluiu o ministro.
Leia o acórdão no REsp 1.906.869.
Contrato de locação I locação I rescisão de contrato de locação I fiança I exoneração de fiança I imobiliária I direito imobiliário I Multa contratual

Outras Notícias

Etapas para financiamento imobiliário

A maioria dos financiamentos exige uma entrada, geralmente entre 10% e 20% do valor do imóvel. Pré-aprovação do Financiam...

Evite esses três tipos de imóveis em Leilões

Para quem está começando a comprar imóveis em leilões, é importante se atentar para alguns aspectos jurídico...

Contrato de locação – denúncia vazia – ação de despejo – locação residencial

O contrato de locação pode ser rescindindo por vários motivos, dentre eles, fim do prazo de locação, transferê...

REGULARIZE OS DOCUMENTOS DE SEU IMÓVEL

Existem várias razões pelas quais você pode perder o seu imóvel se ele não for regularizado. Algumas das principais ...

MULTI PRIME IMÓVEIS É A IMOBILIÁRIA HABILITADA PARA VENDER IMÓVEIS DA CAIXA ECONOMICA FEDERAL

A Multi Prime Imóveis foi habilitada pela Caixa Econômica Federal, através do edital 717/2023, para vender e assessorar vendas de ...

QUAIS SÃO OS PASSOS PARA REALIZAR O SONHO DA CASA PRÓPRIA?

Defina seu objetivo: Comece definindo exatamente o tipo de casa que você deseja, considerando o tamanho, localização, estilo...

OPORTUNIDADE EM RIBEIRÃO PRETO: TERRENOS NA ZONA SUL SEM COMPROVAÇÃO DE RENDA

RIBEIRÃO PRETO Em breve Lançamento histórico na Cidade Novo bairro planejado na Zona Sul Localização privilegiad...

Você sabia que imóvel de leilão pode ser financiado?

Para quem procura um imóvel de Leilão, a boa notícia é que a compra pode ser financiada. Mas, antes, é preciso sabe...

O que você precisa saber antes de comprar o seu primeiro imóvel financiado

Para fazer um financiamento imobiliário, siga os seguintes passos: Avalie sua capacidade financeira: Antes de iniciar o processo de financi...

Como fazer uma compra segura?

Para realizar uma compra de imóvel segura, é importante seguir algumas etapas e precauções. Aqui estão algumas orie...
Informe o número correto
icone-whatsapp 1
A Empresa

MULTI PRIME IMOVEIS
Rua Rodrigues Alves, 753 - 
Vila Tibério - Ribeirão Preto / SP
Telefone (16) 3632-6000
Creci: 42723J

Contato

  Rua Rodrigues Alves, 753, Ribeirão Preto

  (16) 3632-6000

  Fale Conosco

  Política de Privacidade

www.multiprimeimoveis.com.br © 2024. Todos os direitos reservados.
Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias

Esse site utiliza cookies para garantir a melhor experiência e personalização de conteúdo. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.